7 Coisas para saber antes de comprar um carro usado

Com um aumento gradativo de um veículo 0 KM o carro usado se tornou uma opção mais rentável e atrativa. Mas antes de efetivar a compra alguns cuidados necessitam serem tomados, em especial quando não se conhece com afinco o dono anterior. Confira dicas a seguir. 

O que você deve saber antes de comprar um carro usado?

Decisão tomada se novo ou usado agora é verificar o carro com afinco. Existem sete coisas que todo comprador deve saber antes de fechar o negócio. São elas:

1 – Quem é o vendedor?

A loja é de confiança? O vendedor é de confiança? Você não tem ideia da quantidade de casos de pessoas que pagaram e nunca receberam o carro. As alegações para não sair com ele da loja são diversas, desde uma ‘limpeza’ até “documentação necessária”.

Antes de fechar negócio faça uma breve investigação ou peça referências do vendedor. Indicações de amigos merecem preferência. 

2 – Uma revisão com mecânico deve ser feita

Há quem confie em tudo que o ex dono diz e acredite que ‘pintou o carro” apenas porque queria ele mais bonito. Na maior parte das vezes uma pintura nova mascara muitos danos no motor e carroceria de um acidente grave com comprometimento do veículo. 

Não custa nada pedir para um mecânico de confiança revisar. Quem vai comprar paga o serviço e  assim garante uma negociação honesta e limpa. Se o vendedor não autorizar há algo de errado.

3 – Checar se há débitos é importante

Ou você vai descobrir depois de pegar o carro que necessita pagar o IPVA RJ e outras taxas. Bela surpresa, não? Dependendo do veículo pode custar mais que uma parcela do financiamento. Também não poderá mudar de proprietário na documentação até quitar o saldo.

4 – Verifique os ruídos na marcha lenta

Este é um dos sinais mais clássicos de comprometimento do motor. Use a marcha lenta em um teste drive e poderá sentir se há ruídos graves. Os sons fortes existem, mas qualquer chiado pede uma revisão com cautela e possível troca de peças. 

5 – Faça um teste drive com tudo funcionando

Na propaganda muitos vendedores anunciam desde sistema de som até ar condicionado. Mas está tudo em perfeito estado mesmo? Ligue tudo. Vá com cautela andando com todos os itens e testando as diferentes funções ou abata no valor de compra os reparos.

6 – Verifique chassi e motor

Por que? Para saber se trata-se de um veículo roubado, em especial se encontrou o veículo em um anúncio online. A checagem pode ser realizada em uma vistoria paga no Detran ou se dirigindo diretamente com o proprietário em uma consulta em um posto de atendimento do departamento de trânsito. 

7 – Confira o histórico da marca

Isso vale tanto para levar um 0 km para casa como um usado. Por que? Porque algumas marcas são bem ruins em fornecer peças no mercado e outras costumam apresentar o mesmo defeito em algumas peças com o tempo.

Quando um problema é recorrente demais em um mesmo modelo ou mesma fabricante é olha de abrir o alerta e pensar duas vezes antes de efetivar a compra.