Como consultar os débitos do veículo?

O Departamento de Trânsito (Detran) é o órgão regulador de todos os veículos em circulação no Brasil. Ele recebe os impostos e também multa os que estão irregulares. Para o condutor consultar seus débitos é importante para evitar multas e apreensão. Como fazer? Saiba a seguir.

Os principais débitos de um veículo

Manutenção de veículo é por conta do proprietário e ele deve manter em dia para garantir a segurança do motorista e passageiros. Ao Detran fica a responsabilidade de cobrar os impostos para manter o bom estado das vias e sinalização, pagar seus funcionários e manter a ordem do trânsito no país. 

Quais são esses débitos? As obrigações de todo proprietário de carro, moto, caminhão ou afins a pagar são:

  • IPVA e DPVAT – são pagos juntos;
  • Multas de trânsito;
  • Licença/Autorização para trânsito de veiculo – Pagamento Licenciamento 2018.

Tais taxas não podem ficar pendentes no Detran ou o veículo é considerado irregular. No caso das multas devem ser pagas antes da transferência do veículo de sono e somar no máximo 21 pontos ou geram a apreensão da carteira de motorista.

Passo a passo para consultar débitos de um veículo

Existem duas formas de consultar débitos de um veículo. Uma delas é indo até um posto de atendimento do Detran com o documento original em mãos. O proprietário pode se informar por consulta no sistema se há pendências para pagamento do seu carro.

Caso o débito seja do IPVA a Secretaria da Fazenda(Sefaz) também realiza a consulta. Basta buscar uma sede do órgão na cidade e levar documento pessoal com foto e documento do veículo.

Online é outra forma de consultar os débitos. O passo a passo é:

  • Entrar no site do Detran de sua cidade;
  • Busque o botão “consultar placa”;
  • Digite a placa do veículo (letras e números) e clique em “OK”.

Na tela vão surgir as informações referentes ao emplacamento, se é um veículo com permissão para circular ou não. Débitos pendentes também são informados, sendo alguns com possibilidade de quitar online e outros não. 

As multas de trânsito podem ser consultadas no mesmo site por CPF ou por veículo. Multas atreladas ao veículo devem ser quitadas antes de uma transferência de proprietário. Também deve ser pago o IPVA antes de transferir de dono em caso de venda.

Como quitar os débitos de um veículo

O IPVA é um dos débitos mais importantes e seu não pagamento gera multa e apreensão. Para quitar deve-se procurar uma unidade do Detran, do Sefaz ou em alguns estados apenas o site do Departamento de Trânsito e imprimir o boleto. 

Sendo multas de trânsito os boletos são encaminhados para a casa do contribuinte assim como a notificação da multa. O boleto pode ser reimpresso em uma unidade do Detran ou online nos sites do órgão sem pagamento de taxas para segunda via.

As multas devem ser pagas na data de vencimento informada pelo Detran. Contudo, a pontuação permanece por 12 meses desde o momento da infração. Somando 21 pontos na carteira de habilitação do condutor (que pode não ser o proprietário) o documento é suspenso.